P R O G R A M A Ç Ã O

DIA 23 DE MAIO - TERÇA-FEIRA - Bloco 1 H - Praça do Jambolão

Dia de apresentações artísticas e culturais

DIA 24 DE MAIO - QUARTA-FEIRA  - Anfiteatro 3Q - 9 horas da manhã

DEMOCRACIA AMEAÇADA EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO, FAKE NEWS E RETROCESSOS POLÍTICOS: contribuições da ciência e da política para uma perspectiva futura

Dr. Antônio de Almeida


Professor titular aposentado pela Universidade Federal de Uberlândia, onde atuou nos cursos de Graduação e Programa de Pós-graduação em História desta instituição. Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publicou os seguintes livros: "Movimentos sociais e história popular: Santo André nos anos 70 e 80" - Editora Marco-Zero/CNPq (1992); "Experiências políticas no ABC Paulista: lutas e práticas culturais dos trabalhadores" - Editora da UFU (2009); e, “Memórias entrelaçadas: o popular e o erudito nos espaços da universidade” – Editora Subsolo (2022)..


DIA 25 DE MAIO - QUINTA-FEIRA  - Anfiteatro 3Q - 19:30 h.

Planejamento territorial: racismo ambiental no horizonte do problema

Dr. João Carlos de Oliveira (Criatura)

Formação na área de Geografia, docente na Escola Técnica de Saúde. Coordena e desenvolve atividades nas áreas: Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos, Educação da Relações Étnico Raciais, Racismo Ambiental, Monitoramento de vetores por meio de Mobilização Social e ovitrampas.

DIA 26 DE MAIO - SEXTA-FEIRA  - Anfiteatro 3Q - 9 horas da manhã

Yanomami: questão ambiental, demarcação de território e ações ambientais.

Dr. Diego Soares da Silveira

Doutorando Wilson Alves


Yanomami: questão ambiental, demarcação de território e ações ambientais.

Dr. Diego Soares da Silveira

Doutor em Antropologia Social (UnB, 2011) e Professor de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (MG). Atualmente, atua como pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais (NUPECS-UFU), ao Laboratório de Antropologia da Ciência e da Técnica (LACT/UNB) e ao Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACI/UFRGS). Tem experiência na área de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia Simétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Ator-Rede; Antropologia da Ciência e Tecnologia; Etnologia Indígena; Práticas de Conhecimento e Ontologia; Biodiversidade e Conhecimentos Tradicionais; Povos Indígenas (Kayapó, Baniwa, Tukano e Xavante). 


Yanomami: questão ambiental, demarcação de território e ações ambientais.

Doutorando Wilson Alves dos Santos Júnior 

Doutorando e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e graduado do Curso Superior de Tecnologia em Logística do IFTM (Uberlândia Centro), tendo realizado pesquisa na área de mobilidade urbana e transporte multimodal. Tem experiência profissional nas áreas de administração, educação e na aviação, como piloto de avião e instrutor teórico e prático de voo. Em sua dissertação, defendeu a importância do transporte aéreo regional de cargas como aporte direto para o desenvolvimento econômico-social e integração nacional.

DIA 26 DE MAIO - SEXTA-FEIRA  - Anfiteatro 3Q - 19:30 h

Estruturação política brasileira pré e pós-impeachment.


Dra. Rita de Cássia Martins de Souza


possui mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Geografia (Organizacao do Espaco) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é Professor Associado 2 da Universidade Federal de Uberlândia . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geográfico e Geografia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento geográfico, geografia política, formação nacional e formação territorial do Brasil.  


Dr. Paulo Irineu Barreto Fernandes

Professor de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Pós-doutorado em Geofilosofia, pela Università Degli Studi di Messina (Itália, 2017) e Doutorado em Geografia Humana e Cultural no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia - Linha de Pesquisa: Análise, Planejamento e Gestão dos Espaços Urbano e Rural. Mestrado em Filosofia Política e Social pela Universidade Federal de Uberlândia, instituição na qual se graduou em Filosofia e cursou Especialização em História da Filosofia. Realiza pesquisa nos seguintes temas: Educação, Filosofia, Teoria Crítica, Geofilosofia, Geografia Humana e Cultural, Antropologia, Antropologia Filosófica, Política e Arte. Pesquisador do Grupo de Estudos de Teoria Crítica e Filosofia Social da Universidade Federal de Ubelândia. Membro do Grupo de Estudos em Geografia Cultural e Turismo da Universidade Federal de Uberlândia. Líder do Grupo de Pesquisa em Geofilosofia - IFTM, registrado no CNPQ. Em 2019, iniciou um novo doutorado, em andamento, no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia. Linha de Pesquisa: História, Sociedade e Cultura, sob a orientação da Profa. Dra. Georgia Cristina Amitrano.