Minicurso 1
29/11
14 horas
29/11
14 horas
Lorenzo Martins Staduto
Pedro Victor Graciosa Manfredo
Objetivos do minicurso
Apresentar de maneira breve componentes da dialética hegeliana de modo que fique evidente a importância do processo histórico e material na filosofia de Hegel. Para tanto, pretende-se expor a concepção de vontade livre em Hegel e como tal conceito é capaz de abarcar a materialidade da existência humana
Justificativa
Hegel, enquanto um filosofo influente em correntes marxistas, é muito estudado e enquadrado, de forma superficial, na caixinha de idealista. Embora haja de fato uma tonalidade idealista em sua filosofia, Hegel dá um enorme passo no processo de entender a contradição e à alteridade que constitui a materialidade da vivência humana. Não é por acaso que grande parte da filosofia marxista está impregnada de visões hegelianas.
E, na medida em que Hegel abarca a própria conformação da vivencia humana em seus momentos históricos e materiais, é extremamente frutífero que ele seja apresentado de uma forma mais detida, menos estereotipada, principalmente em cursos que não costumam estudá-lo, mas vivenciam consequências de sua filosofia através de estudos de Marx.
O foco no conceito de vontade livre se justifica na medida em que é através deste conceito que o sujeito é capaz de se relacionar eticamente para com outros sujeitos e com o Estado. A superação da dicotomia animal e ser dotado de intenções é extremamente influente para toda filosofia pós hegeliana.