Minicurso 8

Data e horário:

Dia 29 de nov., segunda-feira, das 9 horas até meio dia




Análise iconológica e interpretação iconográfica: a fotografia como recurso metodológico para a compreensão do espaço


Dia 29 de nov., segunda-feira, das 9 horas até meio dia



link da inscrição - clique aqui



Andrea Maio Ortigara

Objetivos do minicurso

O objetivo deste minicurso é promover o ensino da análise iconológica e interpretação iconográfica de fotografias como recurso metodológico para a investigação da organização do espaço em pesquisas de graduação e pós-graduação em Geografia.

A análise iconológica e a interpretação iconográfica auxiliarão as pesquisas que abordam as dinâmicas da paisagem e as análises socioambientais; o ensino de Geografia e a cartografia escolar; e as investigações relacionadas aos territórios, às mutações econômicas e às políticas públicas.

Este minicurso é uma incursão teórico-prática interdisciplinar que abordará as múltiplas relações entre o documento fotográfico e o conjunto de informações do mundo visível que nele se encontram inscritas.

Kossoy propõe a iconografia e a iconologia como linhas de análise capazes de decifrar as informações explícitas e implícitas no documento fotográfico. Por meio da iconografia é possível reconstituir os elementos visíveis da fotografia, já a iconologia permite recuperar as informações codificadas na imagem.

Justificativa

A justificativa da proposta pauta-se na compreensão da fotografia como um objeto que possui informações referentes ao seu conteúdo imagético e o seu contexto externo. Portanto, a partir do roteiro metodológico de Kossoy abordaremos a fotografia como fonte de pesquisa histórica, evidenciando dados relacionados ao suporte físico, o conteúdo informacional e as relações externas ao objeto.

Atividades síncronas

Abordaremos de modo expositivo a metodologia de análise iconológica e interpretação iconográfica de fotografias com base em Boris Kossoy. A partir da apresentação deste aporte teórico-metodológico, realizaremos uma atividade prática onde os participantes irão analisar fotografias usando critérios operacionais e tendo como referência a arqueologia do documento, que compreende o momento da sua localização em arquivos, o estudo de sua procedência, a definição de seus elementos constitutivos e a identificação de informações nele contidas, por meio de uma análise técnico-iconográfica. Estas são as etapas que percorreremos no minicurso, as quais são o instrumental metodológico que apoiará o estudo de análise de imagens.