Minicurso 1

29/11

14 horas



Hegel e a materialização do agir:

Uma introdução ao conceito de vontade livre.

Dia e horário - 29/11 -14 horas-16 horas


Lorenzo Martins Staduto

Pedro Victor Graciosa Manfredo

Objetivos do minicurso

Apresentar de maneira breve componentes da dialética hegeliana de modo que fique evidente a importância do processo histórico e material na filosofia de Hegel. Para tanto, pretende-se expor a concepção de vontade livre em Hegel e como tal conceito é capaz de abarcar a materialidade da existência humana

Justificativa

Hegel, enquanto um filosofo influente em correntes marxistas, é muito estudado e enquadrado, de forma superficial, na caixinha de idealista. Embora haja de fato uma tonalidade idealista em sua filosofia, Hegel dá um enorme passo no processo de entender a contradição e à alteridade que constitui a materialidade da vivência humana. Não é por acaso que grande parte da filosofia marxista está impregnada de visões hegelianas.

E, na medida em que Hegel abarca a própria conformação da vivencia humana em seus momentos históricos e materiais, é extremamente frutífero que ele seja apresentado de uma forma mais detida, menos estereotipada, principalmente em cursos que não costumam estudá-lo, mas vivenciam consequências de sua filosofia através de estudos de Marx.

O foco no conceito de vontade livre se justifica na medida em que é através deste conceito que o sujeito é capaz de se relacionar eticamente para com outros sujeitos e com o Estado. A superação da dicotomia animal e ser dotado de intenções é extremamente influente para toda filosofia pós hegeliana.